Já fez LIKE no TVI Notícias?

Louçã «obrigado» a explicar apoio a Alegre dentro do Bloco

Relacionados

Líder bloquista desvaloriza intenção de alguns militantes de convocarem uma convenção extraordinária

Francisco Louçã afirmou esta sexta-feira à noite que a maioria dos militantes do Bloco de Esquerda apoia a candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República e minimizou a existência de «algumas vozes discordantes» dentro do partido.

«São opiniões normais. Na mesa nacional que votou o apoio a Manuel Alegre houve duas pessoas que votaram contra, mas isso faz parte do debate político normal dentro do BE. No entanto, a maioria dos militantes do BE sabe que o Bloco, ao longo dos anos, tem procurado reforçar o combate às políticas de privatização, ao Código do Trabalho. E nesse combate temos encontrado convergência com Manuel Alegre», referiu à agencia Lusa o líder bloquista, que se deslocou a Odivelas para participar numa conferência sobre o Orçamento do Estado.

PUB

Francisco Louçã minimizou desta forma a intenção de alguns militantes do BE de convocarem uma convenção extraordinária sobre as eleições presidenciais por discordarem do apoio do partido a Manuel Alegre.

Contudo, o líder bloquista justificou a sua intenção, e da maioria dos militantes do BE, em apoiar Manuel Alegre pelo facto de ser «um homem livre que não fica refém de nenhum partido, nem de quem o apoiar».

«É um candidato que fala por si próprio e que está acima dos partidos. Penso que é assim que deve ser um candidato presidencial. No entanto, percebo que há pessoas, sobretudo dentro do Partido Socialista, que têm raiva ao Manuel Alegre por ele ser coerente e por estar contra muitas medidas defendidas pelo PS», apontou.

Alegre volta à discussão

A Mesa Nacional do BE reúne-se este sábado tendo como principal ponto de agenda a análise da situação política.

Na agenda da reunião deste órgão máximo do partido entre convenções, onde têm assento oitenta militantes, deverão estar temas como o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) ou a nova liderança do PSD.

A realização de uma Convenção extraordinária para discutir o apoio do BE nas eleições presidenciais, pedida por um movimento de militantes que discordam do apoio a Manuel Alegre, também deverá ser abordada.

Aliás, a corrente interna do Bloco de Esquerda, Ruptura/FER, que representa quinze por cento na Mesa Nacional, realiza à noite uma festa em Lisboa onde será apresentada publicamente a opinião contra o actual apoio do Bloco de Esquerda à candidatura presidencial de Manuel Alegre e a defesa de uma Convenção extraordinária para discutir a posição do BE nas próximas presidenciais.

PUB

Relacionados

Últimas