Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cavaco: «Tenho pouca vocação para a intriga»

Relacionados

Presidente da República não revela conversas com o Governo sobre o Orçamento de Estado

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, escusou-se esta quarta-feira a revelar que explicações terá pedido ao Governo sobre o Orçamento de Estado para 2009, argumentando que as conversas com o executivo são «privadas».

«As conversas com o Governo são conversas privadas, que eu não devo revelar em público», afirmou o chefe de Estado, quando questionado sobre as explicações que terá pedido ao Governo sobre o Orçamento de Estado para 2009.

PUB

Cavaco Silva, que falava aos jornalistas no final de uma visita ao Instituto Português de Sangue, acrescentou ainda que na sua mensagem de Ano Novo já tinha dito o que queria sobre a situação económica e social.

«Aquilo que eu tinha a dizer sobre situação económica e social do país, fi-lo na minha mensagem de Ano Novo, no dia 1 Janeiro. Não devo estar a repetir aquilo que já noutra ocasião referi. Tenho muito pouca vocação para a intriga político-partidária. Quando quero dizer alguma coisa digo com toda a transparência e por isso há uma palavra-chave na minha mensagem ao país, que é falar verdade», declarou.

Recorde-se que na mensagem de Ano Novo, o Presidente da República afirmou não poder esconder a «verdade da situação difícil em que o país se encontra» e que o caminho para «Portugal sair da quase estagnação económica» é «estreito, mas existe».

Cavaco Silva confessou ainda recear o «agravamento do desemprego e o aumento do risco de pobreza e exclusão social» e admitiu que «a crise financeira internacional apanhou a economia portuguesa com algumas vulnerabilidades sérias».

«A verdade é essencial para a existência de um clima de confiança entre os cidadãos e os governantes. É sabendo a verdade, e não com ilusões, que os portugueses podem ser mobilizados para enfrentar as exigências que o futuro lhes coloca», afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas