Já fez LIKE no TVI Notícias?

Casamento «gay»: Governo viola Constituição, diz BE

Relacionados

Francisco Louçã defende que a proposta bloquista, que contempla a possibilidade de adopção, «resolve um problema», enquanto a do Governo «cria um problema»

A proposta do PS para permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo cria um problema constitucional, ao impedir o direito de adopção aos casais homossexuais. É esta a posição do líder do Bloco de Esquerda.

De acordo com a Lusa, Francisco Louçã defendeu esta quarta-feira que a proposta bloquista, que contempla a possibilidade de adopção, «resolve um problema», enquanto a do Governo «cria um problema», ao estabelecer que os homossexuais são «cidadãos de segunda».

PUB

Sócrates impõe disciplina de voto contra adopção por homossexuais

O Bloco de Esquerda apenas decidirá na quinta-feira, em reunião da bancada, qual o sentido de voto em relação ao diploma do governo, mas o líder bloquista defendeu desde já que, ao proibir a adopção por casais homossexuais, a proposta do Executivo viola a Constituição.

Por outro lado, o projecto de lei do Bloco de Esquerda «não determina o direito de adopção», mas apenas reconhece o direito a estes casais de serem candidatos à adopção, sendo depois a decisão em função das qualidades parentais, justificou Louçã.

Franscico Louçã adiantou que o Bloco de Esquerda procurou «todas as formas de diálogo» com o Governo sobre esta matéria, mas sem sucesso. Por outro lado, sustentou o dirigente bloquista, o PS não assegurou ainda as condições de aprovação da proposta do Governo.

PUB

«Só tem mais quatro votos e eu não sei se não há deputados que saiam da sala na altura da votação», admitiu. «Queremos ajudar uma lei que seja uma solução e não um problema, uma confusão e diminuidora das pessoas», afirmou.

«É lamentável a forma como o PS se fecha»

Os Verdes, que também apresentam um diploma que prevê a possibilidade de adopção, também fazem questão de lembrar à maioria relativa do PS que precisa dos votos de outras bancadas para fazer passar a proposta do Governo.

Heloísa Apolónia garante o voto favorável à proposta do Governo e considera que seria «lamentável» se o PS inviabilizasse os outros dois diplomas da esquerda.

«É lamentável a forma como o PS se fecha sobre a sua própria proposta», disse, lembrando que os socialistas «não farão nada sem os outros partidos à esquerda».

PUB

Relacionados

Últimas