Já fez LIKE no TVI Notícias?

BPN: Bloco quer mesmo ouvir Dias Loureiro

Relacionados

Francisco Louçã pretende ouvir administrador-executivo da Sociedade Lusa de Negócios

O Bloco de Esquerda (BE) insiste na audição de Dias Loureiro na comissão de Orçamento e Finanças sobre o caso Banco Português de Negócios para «esclarecer» sobre «a evolução do BPN», informa a agência Lusa.

O pedido foi feito pelo deputado Francisco Louçã, numa carta enviada ao presidente da comissão de orçamento e finanças, Jorge Neto. Esta audição, segundo se lê na carta, a que a Lusa teve acesso, «nem substitui nem perturba as investigações levadas a cabo pelo Ministério Público». «Antes responde ao dever do Parlamento e desta comissão de apurar as condições em que o sistema financeiro funcionou e funciona», argumenta o deputado bloquista na carta.

PUB

Recorde-se que Dias Loureiro, administrador-executivo da Sociedade Lusa de Negócios, detentora do BPN, entre Dezembro de 2001 e Setembro 2002 e administrador não-executivo até 2005, enviou uma carta ao Parlamento em que pede para ser ouvido no âmbito das irregularidades detectadas no BPN.

No início do mês, o PS chumbou um pedido do BE, onde solicitava a audição de vários ex-gestores (entre eles Dias Loureiro) e de Miguel Cadilhe, o presidente à data da nacionalização do banco.

O BE requer que «sejam ouvidos, numa primeira fase», Dias Loureiro e Oliveira e Costa e, numa segunda fase, os presidentes do Conselho de Administração que exerceram funções em 2008 - Abdool Vakil e Miguel Cadilhe.

Depois de noticiado o pedido de audição de Dias Loureiro, na sexta-feira, o PS já anunciou que é contra a proposta.

PUB

Relacionados

Últimas