Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cheias: ministro do Ambiente «mal interpretado»

Relacionados

Nunes Correia garante que não responsabilizou as autarquias

O ministro do Ambiente, Nunes Correia, afirmou esta terça-feira que não quis responsabilizar as autarquias pelas cheias ocorridas segunda-feira na Área Metropolitana de Lisboa, argumentando que as suas declarações foram «mal interpretadas».

«Não houve intenção de responsabilizar as autarquias, a última coisa que me passaria pela cabeça seria apontar este ou aquele como culpados, não haveria nisso nenhuma vantagem», disse hoje Nunes Correia em conferência de imprensa no Ministério do Ambiente.

PUB

«Quero contrariar essa interpretação, de que declarei guerra às autarquias, e estou surpreendido por perceber que as minhas palavras foram completamente mal interpretadas», acrescentou.

Mau tempo: autarcas respondem ao ministro

Mau tempo: ministro visitou desalojados

Na segunda-feira, Nunes Correia apontou a «falta de hábito» de fazer limpezas regulares às sarjetas para evitar cheias.

«Estamos numa área de competência autárquica. Tem a ver com as infra-estruturas urbanas. O problema do ordenamento do território já não é o mais sério em Portugal», disse aos jornalistas Nunes Correia.

Nunes Correia afirmou hoje que se referiu a uma situação em que «ainda há muito a fazer e problemas a resolver» e que as cheias de segunda-feira se deveram a uma «concentração intensa de chuva em zonas metropolitanas», que forçou «até ao limite a drenagem pluvial».

Hoje, o ministro afirmou que «todos [governo e autarquias] têm que ter sentido de responsabilidade», garantindo que o executivo «tem ajudado as autarquias a resolver os problemas» neste campo.

Questionado sobre a disponibilidade do governo para ajudar as populações e autarquias mais afectadas, Nunes Correia afirmou que «os pedidos de ajuda serão avaliados quando forem apresentados».

PUB

Relacionados

Últimas