Já fez LIKE no TVI Notícias?

Kosovo: presença militar portuguesa até à estabilização do país

Relacionados

Ministro da Defesa de visita aos militares portugueses em Pristina

O ministro da Defesa, Severiano Teixeira, afirmou esta quinta-feira no final do encontro com o presidente do Kosovo, Fatmir Sejdiu, em Pristina, que a presença portuguesa na KFOR vai manter-se «até que o país esteja consolidado e estabilizado».

«Portugal está ligado ao Kosovo desde o início [da missão Kosovo Force, da NATO], a nível político e militar Portugal continuará empenhado na missão até ao final, quando o Estado do Kosovo estiver consolidado e estabilizado», afirmou o governante português em conferência de imprensa, no final do encontro com o presidente Sejdiu.

PUB

Ao longo da sua intervenção, o responsável pela pasta da Defesa sublinhou ainda a sua confiança numa evolução positiva da antiga província sérvia, cuja independência foi declarada unilateralmente em Fevereiro.

«Estamos confiantes que o Kosovo se tornará um Estado multiétnico, democrático e com fortes instituições democráticas», disse.

O ministro português assegurou ainda que Portugal corresponderá a eventuais solicitações feitas pela Aliança Atlântica durante o desenvolvimento da missão da NATO e também, desde a semana passada, na missão policial e de justiça EULEX, da União Europeia (UE), onde Portugal tem destacados 13 elementos da PSP.

Portugal reconheceu o Kosovo como país independente em Outubro deste ano e possui actualmente quase 300 militares da Brigada de Intervenção do Exército na zona de Pristina, a capital do país, que receberam a visita do governante.

PUB

Relacionados

Últimas