Já fez LIKE no TVI Notícias?

Justiça: Sócrates convoca «reunião privada»

Relacionados

Pinto Monteiro, Marinho Pinto e Noronha de Nascimento à mesa com PM

O primeiro-ministro convidou para jantar, esta segunda-feira, em São Bento, os principais actores da Justiça. Um encontro discreto, que não consta da agenda oficial de nenhum dos participantes, e que servirá para José Sócrates amenizar as críticas do sector a várias políticas do Governo, noticia a o Jornal de Notícias.

A reunião realiza-se a poucos dias da cerimónia de abertura do ano judicial (marcado para 29 de Janeiro) e poucas semanas depois dos avisos do presidente da República sobre a falta de progressos visíveis no sector. Assim, estarão hoje com o chefe de Governo e com o ministro da Justiça, o procurador-geral da República (Pinto Monteiro), o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (Noronha de Nascimento), para além do novo bastonário da Ordem dos Advogados (Marinho Pinto).

PUB

É «o fim da Justiça» para quem não pode pagar

PGR propõe alargar segredo de justiça

O gabinete do primeiro-ministro não confirma, mas também não desmente, a chamada a São Bento. Fonte oficial afirmou ao Jornal de Notícias que, a haver tal encontro, «faz parte da agenda privada do primeiro-ministro», confirmando que Sócrates tem «reuniões de trabalho amiúde com os mais variados sectores» da sociedade portuguesa.

Nos últimos dias, Marinho Pinto veio prometer contestação ao novo regime do apoio judiciário, que considera prejudicar os mais pobres e até os advogados envolvidos; o procurador-geral da República enviou ao ministro Alberto Costa as suas propostas de alteração ao muito recente Código de Processo Penal - que considera estar a prejudicar algumas investigações; e os juízes continuam a pedir melhores condições nos tribunais. Matéria suficiente para muitas horas de conversa.

PUB

Relacionados

Últimas