Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Tenho os poderes da Rainha de Inglaterra»

Relacionados

PGR garante novamente que os procuradores podiam ter ouvido José Sócrates se quisessem

O Procurador-Geral da República voltou a garantir que os investigadores do caso Freeport «ouviram quem quiseram, como quiseram e onde quiseram» durante o processo, pelo que não compreende o despacho dos procuradores Paes Faria e Vítor Magalhães.

«Não há nenhuma explicação credível para não ter sido ouvido quem quer que seja, a não ser que não existissem razões para isso ou os responsáveis pela investigação (por qualquer motivo desconhecido) não o quisessem fazer», disse, numa entrevista por escrito ao DN.

PUB

Pinto Monteiro sublinhou que o prazo limite foi proposto pela directora do DCIAP, Cândida Almeida, e «podia ter sido prorrogado, bastando para isso que a prorrogação fosse requerida».

O que achou das palavras de Pinto Monteiro? Ficou convencido com os seus argumentos? Deixe a sua opinião na caixa de comentários em baixo

Afirmou ainda que, na sua «longa vida de magistrado», nunca tinha visto um despacho assim, com as 27 questões que podiam ter sido colocadas ao primeiro-ministro.

O PGR pede também ao poder político que «decida se pretende um Ministério Público autónomo, mas com uma hierarquia a funcionar, ou se prefere o actual simulacro de hierarquia em que o procurador-geral da República, como já vem sido dito, tem os poderes da Rainha de Inglaterra e os procuradores-gerais distritais são atacados sempre que pretendem impor a hierarquia».

Por último, Pinto Monteiro ataca o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, apelidando-o de «mero lobby de interesses pessoais que pretende actuar como um pequeno partido político».

PUB

Já há inspector para o inquérito

Já foi nomeado um inspector do Ministério Público para conduzir o inquérito que vai apurar se houve anomalias e/ou irregularidades na investigação do processo Freeport, noticia o «Público».

Os investigadores da PJ e os procuradores responsáveis pelo caso vão ser ouvidos.

PUB

Relacionados

Últimas