Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministro da Defesa de visita ao Chade

Relacionados

Nuno Severiano Teixeira vai fazer visita relâmpago ao destacamento militar português estacionado naquele país

O ministro português visitou à chegada a N`Djamena as instalações do destacamento português e manteve contactos com representantes da União Europeia e das Nações Unidas, cujo chefe de missão é o português Victor da Silva ngelo, e com as autoridades locais.

O ministro da Defesa Nacional chegou esta terça-feira ao Chade para uma visita relâmpago ao destacamento militar português estacionado naquele país africano, no âmbito da missão da União Europeia de apoio logístico às operações da ONU na crise do Darfur.

Em declarações à agência Lusa, Nuno Severiano Teixeira considerou «esta missão militar europeia como muito importante» porque estão em causa valores humanos fundamentais de respeito pelos direitos humanos e por ser «inovadora» ao conferir credibilidade à política de segurança e defesa comum da UE.

Para o governante português, a missão militar europeia EUFOR Chade/República Centro Africana (EUFOR TCHAD/RCA), de apoio logístico às operações das Nações Unidas (MINURCAT) na crise do Darfur, transforma a União Europeia num «actor de relevo como produtor de segurança externa».

PUB

«Esta missão é a concretização prática de uma política europeia de segurança comum», disse, aludindo à presença no teatro de operações do Chade de três mil soldados de vários países membros da UE.

Contributo fundamental

Nuno Severiano Teixeira qualificou o contributo português como «fundamental», porque ao conferir capacidade no transporte aéreo, uma das lacunas que atrasava a missão europeia, permitiu o seu lançamento no teatro de operações.

O contingente português está estacionado no «Campo Europa» e é constituído por uma aeronave «Hércules C-130», pela respectiva tripulação e equipa de apoio de terra num total de 30 militares da Força Aérea Portuguesa.

O contingente português integrado na missão militar europeia EUFOR Chade/República Centro Africana (EUFOR TCHAD/RCA), constitui a força de apoio logístico às operações das Nações Unidas (MINURCAT) na crise do Darfur.

O destacamento militar português no Chade iniciou a sua participação a 15 de Março de 2008, com uma duração prevista de dois meses, não estando, segundo Severiano Teixeira, previsto qualquer prolongamento da sua missão.

PUB

Relacionados

Últimas