Já fez LIKE no TVI Notícias?

Histórias da campanha: dois presidentes numa cidade só

Relacionados

A jornalista está a acompanhar a campanha dos candidatos presidenciais. Siga também em http://twitter.com/CatPereira

Viana do Castelo recebeu esta sexta-feira dois candidatos de uma só vez. E não foram uns candidatos quaisquer. Defensor Moura é ex-presidente da Câmara local e Cavaco Silva é o actual Presidente da República. Falamos, portanto, de dois «presidentes» que nada têm em comum.

O mercado municipal da cidade praticamente não alterou a sua rotina para receber Defensor Moura. Apenas com menos de uma dezena de apoiantes atrás, o candidato só foi notado pelo aparato que as câmaras de televisão provocam.

PUB

«Ele é que é nosso. Somos de Viana, temos de votar nele», dizia uma apoiante, ao tentar convencer os vianenses a votar no seu candidato. «Conheço-o desde os 16 anos, é fácil votar nele», respondia uma conhecida de Defensor Moura.

Tratado muitas vezes por «presidente», o candidato lá ia reconhecendo umas caras e evitando cruzar-se com a campanha de Cavaco Silva para «não provocar» ninguém.

É que uns metros adiante já se ouvia o barulho infernal da banda que ia acompanhar a arruada de Cavaco Silva e viam-se dezenas e dezenas de apoiantes a juntar-se.

Deixar a campanha de Defensor Moura e passar para a de Cavaco foi como entrar num novo mundo. Um mundo repleto de panfletos, autocolantes e bandeiras, em que a «máquina» de campanha «engoliu» completamente um candidato independente que até estava a jogar em casa.

PUB

«Já que estou aqui vou ver o senhor presidente», dizia uma vianense, que, no entanto, não conseguiu sequer aproximar-se do actual Presidente da República. Não era fácil atravessar a multidão de assessores, seguranças e jornalistas.

Mas houve quem conseguisse. «Eu dei-lhe um abraço», garantiu uma senhora. «Pois eu dei-lhe um abraço e um beijinho», retorquiu a amiga. E lá ganhou a discussão.

PUB

Relacionados

Últimas