Já fez LIKE no TVI Notícias?

O que «tira o sono» a Elisa Ferreira

Relacionados

Porto: «todos os dias 18 pessoas passam a ser ex-portuenses», garante ministro Teixeira dos Santos, candidato do PS à Assembleia Municipal

Se daqui por 15 dias conseguir entrar na Câmara do Porto como presidente, Elisa Ferreira já tem a lista das prioridades: «encontrar uma solução para o problema do Parque da Cidade», onde a câmara tem uma dívida de 169 milhões de euros, entre indemnizações aos proprietários dos terrenos e custas judiciais. «Este é um daqueles problemas que me tira o sono», garante.

A par do «grande problema financeiro» há outro, «a desertificação» da cidade, que lhe rouba horas ao descanso. Os indicadores já tinham sido avançados minutos antes pelo ministro da Economia e Finanças, agora na pele de candidato à Assembleia Municipal:

PUB

«Nos últimos oito anos, o Porto perdeu 41 mil habitantes», ou dito de outra forma, «todos os dias 18 pessoas passam a ser ex-portuenses», anunciou Teixeira dos Santos.

Via-verde na habitação

Elisa Ferreira apresentou 183 medidas concretas incluídas num grupo de sete grande propostas relacionadas com o trabalho, habitação, vida, partilha, dinamismo, valorização e afirmação.

Assegurar actividade para dois mil desempregados ou beneficiários do Rendimento Social de Inserção, lançar uma via-verde para o licenciamento na reabilitação urbana, criar uma bolsa de casas para arrendamento e constituir um novo fundo para o arrendamento, «de modo a promover e aumentar a oferta», adequando-a à procura são apenas algumas das medidas mais importantes, a par do projecto casas «low cost» em parceria com as cooperativas de habitação.

«Vamos limpar o Porto e fazer as pazes com a Avenida dos Aliados»

«O Porto está sujo» pelo que se impõe «uma acção de emergência para limpeza de fachadas e espaços públicos». «Vamos limpar o Porto», promete Elisa, ao mesmo tempo que se propõe «fazer as pazes com a Avenida dos Aliados», oferecendo-lhe «animação, árvores e flores».

PUB

A criação de uma rede de ciclovias não limitada a objectivos de lazer e de manutenção, a par da segurança, com o reforço da presença policial em zonas e horários especiais, e da recuperação imediata do Mercado do Bolhão são outras medidas a que vêm juntar-se, na área educativa, «o alargamento da oferta pública pré-escolar dos 4 meses ate aos 3 anos» ou na área social, a criação de mini-lojas do cidadão para idosos.

Prioridade às ligações Lisboa-Porto e Porto-Galiza no TGV/CAV

O Porto de Elisa vai dar prioridade às ligações Lisboa-Porto e Porto-Galiza no TGV/CAV, bem como criar um gabinete de acolhimento empresarial «para atrair e facilitar a instalação de empresas».

«Um festival das 4 estações» que associe ao S.João (Verão), a festa da Literatura (Outono), da Gastronomia (Inverno) e da Música (Primavera) encerram o ciclo de propostas, juntamente com a dinamização cultural.

«Cultura não é só La Feria»

Cultura no Porto não pode resumir-se a um nome . . .La Feria. Elisa nada tem contra o produtor dos maiores sucessos de bilheteiras, mas quer «recuperar o estatuto de espaço de diversidade» para o teatro municipal Rivoli» e também quer um Museu da Cidade.

PUB

Cara-a-Cara com Rio e o efeito legislativas

Elisa tem dormido pouco nos últimos meses e visitado muito a cidade, mas a recente campanha para as legislativas negou-lhe o palco mediático de que precisava. «Retirou-me muita visibilidade», confessa em declarações ao tvi24.pt. Restam agora 15 dias para recuperar os «dez pontos» que a separam do actual presidente.

Rui Rio «recusou liminarmente a sua proposta de debates dois a dois», mas Elisa renova o desafio e recusa a política dos recados pela Comunicação Social.

«Espero que o Porto seja coerente com o voto de domingo»

Se a recente vitória socialista nas legislativas a pode prejudicar ou beneficiar é coisa que a candidata desconhece. Já Teixeira dos Santos não hesita em invocar a recente vitória de «um projecto inovador» encabeçado por Sócrates, e que levou vantagem no Porto, para deixar o apelo: «Espero que o Porto seja coerente com o voto de domingo».

PUB

Relacionados

Últimas