Já fez LIKE no TVI Notícias?

Rui Rio propõe suspender eleições internas no PSD até votação do OE2022

Não revelando se se vai recandidatar, Rui Rio garante que Costa foi muito claro quando disse que o Governo cai no dia em que precisar dos votos do PSD para aprovar um Orçamento e lava as mãos de uma eventual crise política

O líder do PSD alertou a direção do partido para o facto de, dado o caso de o Orçamento do Estado para 2022 não passar na sua votação na generalidade e final global, os sociais-democratas serem apanhados num contexto de crise política em tempo de diretas, "com um congresso a realizar em janeiro, ou fevereiro e completamente impossibilitado de disputar umas eleições legislativas taco-a-taco".

Aqui um facto político muito interessante, que é do interesse do PSD, mas é também no interesse de Portugal, porque eu penso que, se tivermos eleições legislativas, os portugueses querem um PSD em condições de combater o PS e fazer umas eleições normais", diz Rui Rio, salientando que isso não acontecerá se o conselho nacional não ponderar o adiamento face ao impasse político decorrente do OE.

PUB

Como confirmou a TVI durante a tarde desta quarta-feira, a direção do PSD vai propor a realização de eleições internas, para escolher o próximo presidente do partido, no dia 4 de dezembro. Caso haja segunda volta, esta realizar-se-á uma semana depois, ou seja, dia 11. 

O líder do PSD esclarece que, se o Orçamento for aprovado, há condições para a realização de eleições diretas. Mas se o resultado for o oposto, não vê como é que o partido tem condições para fazer, ao mesmo tempo, eleições diretas e legislativas.

Rui Rio, questionado sobre se se vai recandidatar à liderança do partido, recusa responder, remetendo "essas matérias" para depois do Conselho Nacional.

Sobre a aparente construção de uma crise política e se o PSD pode ser uma solução para viabilizar o Orçamento do Estado, o presidente do PSD traz de volta à luz aquilo que Costa disse há cerca de um ano. "O próprio primeiro-ministro disse que o Governo cai no dia em que precisar dos votos do PSD para aprovar um Orçamento".

PUB

Portanto, nem que o PSD tivesse essa disponibilidade, que não tem tido, não servia de nada, tínhamos a crise na mesma", assevera, ressalvando que o Partido Social-Democrata decide o seu voto relativo ao documento, "numa completa liberdade, sabendo que o seu voto em matéria de crise política não conta para nada".

Finalmente, Rio lava as mãos. "Quem abre uma crise é o PS, Bloco de Esquerda e o PCP não somos nós". 

As declarações de Rui Rio ocorrem no mesmo dia em que o Presidente da República avisou que um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2022 "muito provavelmente" conduziria à dissolução do parlamento e a eleições antecipadas, com "seis meses de paragem na vida nacional".

Em declarações aos jornalistas, à saída das novas instalações da associação Ajuda de Berço, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa argumentou que "dificilmente o Governo poderia continuar a governar com o Orçamento deste ano dividido por doze, sem fundos europeus".

PUB

Após traçar este cenário, deixou a pergunta: "Será que o Orçamento a aparecer em abril, supondo que era fácil aprová-lo em abril, compensava os custos todos disto que eu acabei de vos dizer?".

Portanto, porque o bom senso mostra que os custos são muito elevados, tenho para mim que o natural é que, com mais entendimento, com menos entendimento, com mais paciência, com menos paciência, acaba por passar na Assembleia da República o Orçamento do Estado", concluiu Marcelo Rebelo de Sousa, que na sexta-feira irá receber os partidos com assento parlamentar no Palácio de Belém.

Depois de tanto PCP como BE terem acenado com o voto contra a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2022 já na generalidade, o Presidente da República considerou que "as pessoas devem pensar duas vezes nas consequências dos passos que dão"."Se entendem em consciência que vale a pena dar o passo, dão. Se entendem que o passo dado tem mais custos do que o procurar entendimentos até ao último minuto em relação a este Orçamento, não dão o passo", afirmou.

PUB

Últimas