Já fez LIKE no TVI Notícias?

PT/TVI: «Farei cumprir a Constituição», garante Gama

Relacionados

Presidente da Assembleia não comentou aos jornalistas a alegada desobidiência de Rui Pedro Soares

O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, disse esta quinta-feira não poder pronunciar-se sobre a recusa de depoimento por parte de Rui Pedro Soares por desconhecer por completo o que se passou na comissão de inquérito. No entanto, já no hemiciclo deu resposta aos deputados, afirmando que fára cumprir a Constituição.

Cerca das 15:00 horas, antes de entrar no hemiciclo do Parlamento, Jaime Gama foi questionado pela comunicação social sobre se, no seu entender, os acontecimentos desta manhã na comissão de inquérito à compra da TVI constituíram crime de desobediência qualificada.

PUB

«Não julgue que isto é um artifício para fugir a uma pergunta, é que desconheço por completo o que se passou», respondeu o presidente da Assembleia da República. «Não tenho nenhum conhecimento. Não estou a responder-vos desta maneira para não vos responder», reforçou Jaime Gama.

«As senhoras jornalistas seguem uns dossiês, eu às vezes sigo outros, peço que compreendam», disse ainda o presidente da Assembleia da República.

Momentos depois, já no hemiciclo, o presidente da Assembleia da República assegurou que apreciará a participação que a comissão de inquérito ao caso Governo/TVI fez do ex-administrador Rui Pedro Soares, que se recusou a responder à comissão.

«Tão depressa receba a comunicação da comissão procederei como sempre, fazendo neste caso, como em todos os outros, cumprir a Constituição, a lei das comissões de inquérito e o regimento da Assembleia da República», afirmou.

Jaime Gama pediu «o tempo suficiente» para «poder apreciar aquilo de que é suposto ser destinatário» mas que ainda não teve tempo de receber.

O presidente da Assembleia da República respondia ao apelo feito pelos líderes parlamentares do PSD, PCP, BE e CDS-PP para que desse seguimento ao requerimento hoje aprovado na comissão de inquérito, com a abstenção do PS e do presidente da comissão, o deputado social-democrata Mota Amaral.

Notícia actualizada

PUB

Relacionados

Últimas