Já fez LIKE no TVI Notícias?

«2008 será ano de viagem»

Relacionados

Mário Soares acredita que a política vai mudar, só não sabe para onde

O ex-presidente da República Mário Soares apontou esta quinta-feira 2008 como «um ano de viragem» política e económica na Europa e no mundo, com reflexos em Portugal, um país «que está bem, apesar de alguns mal-estares», escreve a Lusa.

Este ano «necessariamente será um ano de viragem, mas para onde será essa viragem?», questionou, durante uma palestra, em Lisboa, no âmbito do relançamento, em novo formato, do Courrier Internacional.

PUB

Referindo-se às eleições presidenciais norte-americanas, Soares defendeu que, independemente de ganharem democratas ou republicanos, «tem de mudar a política interna e externa» dos Estados Unidos, «sob pena de o Ocidente entrar em profunda decadência».

Face à crise do mercado bolsista dos EUA, Mário Soares disse temer que «a crise financeira se transforme em crise económica e que a recessão se prolongue e atinja a Europa e os países emergentes».

A crise americana

«Vamos ser confrontados com a crise americana», vaticinou, aludindo a Portugal.

O antigo presidente e primeiro-ministro entende que a União Europeia «está em condições de fazer reformas, ser um modelo para o resto do mundo».

«A Europa política tem de avançar. O Tratado de Lisboa faz alguns avanços», vincou, embora manifestando-se receoso de que «os seus políticos definam uma estratégia autónoma» em relação aos Estados Unidos.

«O Reino Unido sempre achou que a Europa era um mercado comum», exemplificou, ressalvando que «é preciso chegar a altura em os que querem avançar» para uma Europa com uma política externa e de defesa comuns «não sejam tolhidos por aqueles que não querem avançar».

Sobre Portugal, o antigo secretário-geral do PS disse que o país «está bem, apesar de alguns mal-estares», que não precisou.

Afirmou-se «a favor das reformas progressistas», mas criticou a entrega de serviços de ministérios «a advogados, economistas pagos a peso de ouro».

PUB

Relacionados

Últimas