Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Em inglês Governo é pior do que em português»

Relacionados

Louçã acusa Executivo de ter enviado carta a autoridades europeias onde constam mais cortes sociais

O BE acusa o Governo de se ter comprometido com as autoridades europeias, «em inglês», com a «revisão constitucional do PSD», através de medidas ainda mais duras que visam o congelamento de despesas sociais e o «co-pagamentos na saúde».

Depois de Francisco Assis ter acusado o PSD de só dizer «em inglês» o que pretende , Francisco Louçã acusou o Executivo de ter escrito «em inglês», numa carta enviada às autoridades europeias, que, além das medidas de austeridade conhecidas em português, quer impor outras.

PUB

Entre estas medidas, Louçã diz que está o congelamento nominal de todas as despesas sociais. E, em relação à saúde, salienta que, em inglês, está expresso o compromisso de «que é preciso aumentar os co-pagamentos de saúde» e «avançar para o pagamento per capita dos serviços».

«A revisão constitucional do PSD já está em inglês na garantia que o PS escreve às autoridades europeias», disse o líder do BE. «Em inglês, o Governo é pior do que diz em português», acrescentou, acusando o Governo de «malabarismo» com estas medidas.

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, respondeu a Louçã valendo-se também do inglês. «Co-payment [o termo da carta que Louçã traduziu como co-pagamentos] pode ser traduzido como co-pagamento, mas também como comparticipação», disse o governante, garantindo que «o que está em português é um aumento da política de comparticipações».

Sobre o uso da expressão latina «per capita» que consta na missiva em inglês, Teixeira dos Santos explicou que se refere ao «financiamento das unidades de saúde» e à prestaão desse financiamento tendo em conta a «o número de utentes» que cada uma serve.

Sobre «malabarismos», o ministro devolveu a tirada. «No que não vou competir consigo é em malabarismos. É o mestre dos malabarismos».

PUB

Relacionados

Últimas