Já fez LIKE no TVI Notícias?

CIA: 22 voos suspeitos em Portugal

Relacionados

A maioria das escalas ocorreu durante o Governo CDS/PP, mas cinco aconteceram já durante o Executivo socialista. Três dos aviões tinham como origem ou destino a base norte-americana de Guantanamo

Um documento da comissão temporária do Parlamento Europeu sobre a CIA aponta que, entre as 91 escalas de aviões operados pela agência norte-americana realizadas em Portugal, 22 são particularmente suspeitas, dada a origem ou destino dos voos.

O documento de trabalho, disponibilizado em Bruxelas pelo relator da comissão, o deputado socialista italiano Claudio Fava, por ocasião da apresentação do projecto de conclusões finais sobre a alegada utilização do espaço europeu para a detenção e transporte ilegal de prisioneiros pela CIA, faz uma análise dos voos da CIA na Europa desde o 11 de Setembro, e em relação a Portugal aponta que 22 voos fizeram escala em Portugal de ou para locais suspeitos.

PUB

Entre estes, contam-se os três voos que pararam em Portugal tendo como origem ou destino a base norte-americana de Guantanamo, mencionados no «esboço» de relatório final, e que a comissão temporária considera merecedores de uma investigação mais exaustiva por parte das autoridades portuguesas.

As três escalas em causa realizaram-se nos aeroportos de Santa Maria (A çores), por duas ocasiões (07 de Novembro de 2003 e 31 de Julho de 2004), e no a eroporto do Porto (03 de Dezembro de 2003).

Estas três escalas, assim como 14 outras das 22 paragens consideradas particularmente suspeitas de aviões operados pela CIA em território português, ocorreram durante o governo PSD/CDS-PP, tendo as cinco restantes ocorrido já durante o actual governo PS (entre 09 de Junho e 04 de Julho de 2005).

O facto de a maior parte das escalas suspeitas terem ocorrido num período anterior ao actual governo levaram a eurodeputada socialista Ana Gomes a sugerir que fossem também dirigidos convites para audições aos antigos ministros da Defesa Paulo Portas e Figueiredo Lopes, mas fonte parlamentar indicou à Agência Lusa que a agenda da visita da comissão a Lisboa já está definida e não sofrerá alterações.

PUB

Num «apanhado» dos voos da CIA com escalas em Portugal ¿ um dos 17 países mencionados no projecto de conclusões finais ¿, o documento assinala que estiveram envolvidos um total de sete aeroportos (Cascais, Faro, Lajes, Lisboa, Ponta Delgada, Porto e Santa Maria), e que passaram por Portugal 17 diferentes aviões da CIA.

Segundo o relatório, quatro destes aparelhos que realizaram escalas em Portugal serviram, noutras ocasiões, para as chamadas «rendições extraordinárias» de prisioneiros pela CIA, facto que é deplorado no projecto de conclusões finais.

No total, a comissão temporária assinala 1.245 escalas de aviões operados pelos serviços secretos norte-americano na Europa desde os atentados de 11 de Setembro de 2001, e dá como provados 20 casos de sequestros na Europa, no quadro da luta contra o terrorismo.

PUB

Relacionados

Últimas