Já fez LIKE no TVI Notícias?

Costa e Perestrello querem Lisboa e Oeiras ligadas por metro

Relacionados

Candidatos do PS às duas autarquias apostam no projecto

Os candidatos do Partido Socialista às autarquias de Lisboa e Oeiras, António Costa e Marcos Perestrello, defenderam esta quinta-feira a ligação por metro ligeiro ao concelho de Oeiras, através da extensão da linha vermelha.

«Oeiras é o único concelho adjacente com Lisboa que não tem já Metro ou não está inserido no plano de expansão do Metro», disse Marcos Perestrello à Lusa.

PUB

Perestrello propõe ligar a linha vermelha do Metro ao concelho de Oeiras, a partir da futura estação do Alto do Restelo, a Carnaxide e Linda-a-Velha.

O presidente da autarquia lisboeta, António Costa, que se recandidata ao cargo, considerou a medida «extremamente positiva» para o concelho de Lisboa, nomeadamente pelo impacto que terá no tráfego.

«Muitos dos habitantes de Oeiras que hoje têm que se deslocar para Lisboa em viatura, poderão deslocar-se de metro, com menos carros a poluir, menos carros a ocupar espaço», realçou.

Costa recordou ainda que a autarquia lisboeta deu parecer favorável ao plano de expansão do metro, que prevê a extensão da linha vermelha até ao Alto do Restelo, ponto a partir do qual se pode ligar ao concelho de Oeiras.

Quanto à viabilidade desta ligação, Marcos Perestrello assegurou ter recebido do Metro a garantia de que se trata de um projecto «perfeitamente viável».

«Deve ser um metro ligeiro, porque é indiscutivelmente mais barato. Pode custar até dez vez menos que o metro clássico, embora em casos de zonas densamente povoadas será necessário circular em túnel», argumentou.

O custo médio é de 10 a 12,5 milhões de euros por quilómetro, já contando com a construção de alguns troços em viaduto ou túnel, estimou Perestrello.

«Seria importante que a Câmara de Oeiras se dispusesse ela própria a investir nestas infra-estruturas», afirmou,Perestrello.

PUB

Relacionados

Últimas