Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alegre quer novas regras na UE face à crise financeira

Relacionados

Candidato presidencial defende também mudança de atitude da Alemanha

O candidato presidencial Manuel Alegre considerou que o actual momento financeiro exige uma atitude de responsabilidade e de solidariedade nacional, defendendo a definição de regras na União Europeia e uma mudança de atitude da Alemanha.

Em declarações à agência Lusa, Manuel Alegre afirmou que o actual momento exige «responsabilidade e solidariedade nacional perante um movimento especulativo que, sendo injusto para o nosso pais, não é só contra nós», acrescentando que «é contra o euro», numa alusão à situação de competição nos mercados monetários mundiais entre o euro e o dólar.

PUB

«A possibilidade de o euro poder substituir o dólar nos pagamentos internacionais incomoda muita gente. Esta situação exige uma definição de regras na União Europeia, maior coordenação, mais solidariedade e também uma mudança de atitude da Alemanha», sustentou.

Manuel Alegre referiu que a Alemanha «já esteve à beira de uma condenação por ultrapassagem do défice e, nessa altura, foi salva pelo voto português».

«O que se está a passar é sobretudo um problema da União Europeia, que exige uma grande reflexão», defendeu, fazendo depois uma crítica à actual influência das agências de rating.

«É bom lembrar que estas agências de rating podem enganar-se e não são juridicamente responsáveis», apontou o ex-vice presidente da Assembleia da República.

Interrogado sobre como encarou a reunião, esta quarta-feira, entre José Sócrates e Pedro Passos Coelho, o candidato presidencial considerou «natural que haja uma troca de impressões e uma conjugação de esforços para fazer frente à situação».

«Mas é difícil que o país sozinho possa resolver uma situação que é sobretudo da União Europeia», advertiu Manuel Alegre.

PUB

Relacionados

Últimas