Já fez LIKE no TVI Notícias?

BE: resultados na Educação são consequência «do esforço heróico» dos professores

Relacionados

«As escolas com melhores resultados são as que priorizam os professores, o seu pagamento e a sua qualidade»

O líder do BE considerou esta sexta-feira que os resultados divulgados pela OCDE sobre a educação em Portugal são consequência «do esforço heróico» dos professores que valorizaram a escola pública e se bateram contra «a divisão arbitrária da carreira docente».

Francisco Louçã assinalou que o estudo da OCDE mostra que «as escolas com melhores resultados são as que priorizam os professores, o seu pagamento e a sua qualidade» e que ao fim de três anos, o mérito dos resultados conhecidos esta semana são «o resultado do esforço heróico de professores que valorizaram a escola e contribuíram para a sua promoção e para a sua igualdade».

PUB

O coordenador bloquista referiu-se contudo a um outro relatório divulgado esta semana pela UNICEF que revela que «em Portugal há 300 mil crianças pobres» e lançou críticas ao Governo, interrogando «como é que se pode melhorar a escola se agora o Governo nos anuncia que vai cortar na acção social escolar».

Na resposta, o primeiro-ministro, José Sócrates, aproveitou também para criticar os bloquistas, afirmando que «a História mostrou mais uma vez que não tinham razão».

«O que estes resultados vêm demonstrar é que o discurso anti-PS que o BE sempre teve no caso da educação foi sempre um discurso sem razão e que em nada contribuiu para o sucesso do nosso sistema público de ensino e que foi desmentido agora por estes resultados», advogou.

Por seu lado, Louçã voltou a insistir que «os resultados demonstram que a escola venceu quem se lhe quis opor e os professores fizeram bem em valorizar a escola apesar de todos os ataques», numa crítica implícita ao Governo.

O líder bloquista questionou mesmo o chefe do Governo sobre «porque é que correu com a ministra Maria de Lurdes Rodrigues» se «as coisas correram tão bem» na educação.

PUB

Relacionados

Últimas