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Infarmed e ministério lançam campanha para reduzir custos no SNS

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Ana Jorge apela à responsabilidade de todos na redução de despesas na saúde

Foi lançada esta terça-feira pelo Infarmed e pelo Ministério da Saúde uma campanha de sensibilização para reduzir os custos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da utilização de genéricos, cuja quota do mercado atinge os «máximos de sempre» (19,2 por cento), noticia a Lusa.

«Esta campanha pretende sensibilizar os cidadãos e os profissionais de saúde para os custos com os medicamentos comparticipados simultaneamente pelo SNS e pelo cidadão» e «apela à responsabilidade de todos na redução desta despesa, nomeadamente através da prescrição, dispensa e utilização de medicamentos genéricos», adiantou a ministra da Saúde, Ana Jorge, citada pela Lusa.

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A ministra revelou que, este ano, o número de embalagens de medicamentos genéricos vendidos é «já claramente superior» ao do 2009: «Só nos primeiros sete meses o número de embalagens vendidas cresceu mais 7,6 por cento que em período homólogo do ano passado».

A campanha representa um investimento de 263 mil euros e termina a 8 de Outubro.

O presidente do Infarmed, Jorge Torgal, salientou, por seu turno, o «aumento significativo das comparticipações do Estado em medicamentos de ambulatório», mas sublinhou que, de 2005 a 2009, a utilização dos genéricos tem permitido poupanças significativas para os utentes (668,5 milhões de euros) e para o SNS (338,9 milhões de euros).

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