Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sindicato dos Jornalistas condena furto de gravadores

Relacionados

Deputado «tem a especial obrigação de conhecer e proteger as leis da República»

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) condenou esta quarta-feira a apropriação pelo deputado socialista Ricardo Rodrigues de gravadores de jornalistas da revista Sábado, lembrando que o parlamentar «tem a especial obrigação de conhecer e proteger as leis da República».

O SJ adianta, em comunicado, que os gravadores são «instrumentos de trabalho dos quais os jornalistas não podem ser desapossados» e que podem «conter material protegido pelo seu sigilo profissional».

PUB

Para o Sindicato dos Jornalistas, trata-se, porém, de uma atitude «inaceitável e condenável em qualquer pessoa, que constitui um comportamento especialmente condenável por se tratar de um deputado, que tem a especial obrigação de conhecer e proteger as leis da República».

Ricardo Rodrigues, lembra o SJ, «tem direito a recusar responder a perguntas, e de se queixar dos jornalistas se o comportamento destes tiver sido incorrecto, mas não pode recorrer a acção directa para reagir a elas».

Na nota, o sindicato lamenta que o deputado «não tenha devolvido os gravadores e pedido desculpas pela sua conduta» e revela «profunda preocupação» por Ricardo Rodrigues ter «apensado à providência cautelar que diz ter apresentado» na segunda-feira «os gravadores de que se apropriou».

A providência cautelar destinava-se a suspender a divulgação do vídeo filmado pelos jornalistas da Sábado e da história associada, mas o filme está a ser transmitido no sítio da revista e a publicação está impressa e praticamente pronta para ser distribuída.

A Sábado alega que não foi notificada pelo tribunal da providência cautelar, mas diz que já apresentou uma queixa contra o deputado no Departamento de Investigação e Acção Penal.

PUB

Relacionados

Últimas