Já fez LIKE no TVI Notícias?

PT emite 750 milhões em obrigações convertíveis

Relacionados

A Portugal Telecom vai realizar uma emissão de obrigações convertíveis em acções, no montante máximo de até 750 milhões de euros.

O encaixe líquido da Oferta será utilizado no financiamento da actividade da empresa em geral, mas a PT equaciona, para tal, recorrer a outras fontes de financiamento, «consoante as oportunidades existentes, durante o ano de 2007, incluindo no futuro próximo».

Segundo o comunicado da operadora portuguesa à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a PT pretende «realizar uma oferta de obrigações permutáveis com vencimento em 2014 (os «Exchangeable Bonds») dirigida a investidores qualificados portugueses e internacionais no montante de até 750 milhões de euros».

PUB

Os Exchangeable Bonds convertíveis em acções da Portugal Telecom, terão uma maturidade de sete anos e deverão ser emitidos com um cupão de entre 3,875% e 4,375% por ano e o preço de conversão deverá ser fixado com um prémio de entre 35% e 40% da cotação média ponderada pelo volume das acções ordinárias da Portugal Telecom entre o lançamento e a fixação do preço da Oferta.

Isto é, os detentores das obrigações vão receber um juro entre 3,875% e 4,375% ao ano, ficando com a possibilidade de converter os títulos em acções da PT, dentro de sete anos, com uma cotação entre 35% e 40% acima da que vier a ser fixada.

Mas a PT acrescenta que «o emitente tem o direito de reembolsar a totalidade das obrigações permutáveis existentes após decorridos três anos sobre a data da conclusão da Oferta no caso de as acções da Portugal Telecom transaccionarem a 130% ou mais do preço de conversão então em vigor para o período em causa».

Prevê-se que o preço das obrigações seja determinado hoje e ue a conclusão da Oferta ocorra em 28 de Agosto de 2007 ou em data próxima.

PUB

O Banco Espírito Santo de Investimento, Merrill Lynch International e Morgan Stanley são os Joint Bookrunners da Oferta (os "Bookrunners") e as obrigações serão cotadas na bolsa do Luxemburgo.

A Portugal Telecom reitera, ainda, o seu compromisso com o pacote de remuneração accionista anunciado em 20 de Fevereiro de 2007, «o qual é constituído por um dividendo de 0,475 euros por acção pago em Maio de 2007, um dividendo de 0,575 euros por acção a pagar em 2008 e 2009, um «share buyback» no montante de 2,1 mil milhões de euros aprovado e actualmente em execução (em 15 de Junho de 2007), 4,05% deste «share buyback» correspondente a 45.686.311 acções havia já sido executado e o aprovado spin-off da PT Multimédia».

As acções da Portugal Telecom seguem a ganhar 0,49% para os 10,19 euros.

PUB

Relacionados

Últimas