Já fez LIKE no TVI Notícias?

INE: descida nas encomendas da indústria acentua-se

Relacionados

No primeiro trimestre do ano a taxa de variação homóloga foi de 16,4%

O valor das novas encomendas recebidas pelas empresas industriais diminuiu 27,7% no mês de Junho, em termos homólogos (menos 17,6% em Maio), em resultado dos comportamentos negativos observados em ambos os mercados, nacional (menos 23,3% em Junho face a menos 14,3% em Maio) e externo (menos 31,7% em Junho e menos 20,6% em Maio), revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta quinta-feira.

Comparativamente com o primeiro trimestre deste ano, em que a taxa de variação homóloga tinha sido de menos 16,4%, este resultado representa um agravamento de 11,3 pontos percentuais.

PUB

Todos os agrupamentos mantêm variação negativa

Todos os grandes agrupamentos industriais mantiveram taxas de variação homóloga negativas. De acordo com o contributo mais influente para o índice agregado foi dado pelo agrupamento de «Bens Intermédios» (menos 17,8 pontos percentuais, associado a uma variação homóloga de menos 33,2%).

Este agrupamento, bem como o de «Bens de Investimento» (contributo de menos 8,0 pontos percentuais, correspondendo a uma variação homóloga de menos 23,2%) registaram agravamentos nas taxas de variação homóloga face ao trimestre terminado em Maio, de 15,3 pontos percentuais e 6,8 pontos percentuais, respectivamente. O agrupamento de «Bens de Consumo» apresentou uma taxa de variação homóloga de menos 15,6%, 4,4 pontos percentuais superior ao valor observado no trimestre terminado em Maio.

PUB

Relacionados

Últimas