Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crise nas bolsas abranda fuga nos certificados de aforro

Relacionados

Recorde de entradas foi atingido num dos dias mais negativos nas bolsas

A fuga dos certificados de aforro (CA) pode ter chegado ao fim, com a crise financeira que gerou um sentimento global de pânico nos mercados bolsistas. Só no último dia de uma das piores semanas de sempre nas bolsas mundiais, os novos CA registaram um recorde diário de entradas, noticia o «Diário de Notícias».

Os certificados de aforro (CA) perderam 981 milhões de euros em apenas oito meses, culminando um ciclo de fuga provocado, sobretudo, pela alteração que o Governo fez na competitividade de um dos mais populares produtos de poupança em Portugal,

PUB

Na sexta feira 10 de Outubro entraram 7,4 milhões de euros nos CA da nova série C (a única aberta a subscrições), de acordo com os dados do Governo publicados no Orçamento do Estado para 2009 (OE). Nesse dia, a Bolsa de Lisboa caiu 6% e algumas das congéneres europeias afundaram 10%, culminando uma série de cinco dias seguidos em que as perdas acumuladas ultrapassaram os 20%. Os investidores actuaram na expectativa de uma recessão global e procuraram refúgio em dívida pública (cujo preço disparou) e em instrumentos do mercado monetário (que estão a beneficiar da escassez de liquidez a nível global), entre os quais se encontram os CA.

PUB

Relacionados

Últimas