Já fez LIKE no TVI Notícias?

Peugeot a um passo de abandonar o país

Relacionados

O grupo Peugeot Citroën vai decidir até 15 de Janeiro se abandona Portugal.

Fonte próxima do processo garantiu ontem que a possibilidade de a PSA deixar de produzir na fábrica de Mangualde «é real» e está a um passo de acontecer. Em causa estão 1.400 postos de trabalho directos e 5.000 empregos indirectos.

A manutenção da Peugeot Citroën em Portugal depende da ampliação da fábrica para novos terrenos para que o espaço tenha condições para concorrer à produção de um novo modelo do grupo, que deverá chegar no mercado em 2009, adianta o «Diário Económico». Os modelos actualmente produzidos, Peugeot Partner e Citroën Berling, vão sair de produção em 2008.

PUB

Em Novembro, a empresa enviou ao presidente da Câmara de Mangualde uma carta em que alertava para a possibilidade de encerramento da fábrica. O preço dos terrenos, 80 mil metros quadrados, para onde pretende expandir-se tem sido o grande obstáculo. Segundo uma fonte contactada, os proprietários pedem cerca de 12 milhões de euros, um valor considerado excessivo pela Peugeot-Citoën.

A Câmara Municipal de Mangualde ofereceu-se, no inicio do mês, para intermediar o negócio, decisão tomada depois de uma reunião ocorrida no início da semana em Lisboa entre representantes da Citroën, a autarquia, os responsáveis da Agência Portuguesa para o Investimento (API) e o secretário de Estado da Economia e Inovação, Castro Guerra. Apesar do esforço, não foi possível chegar a acordo.

Na reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada ontem, o presidente do município, António Soares Marques, confirmou que tem mantido conversações com os proprietários dos terrenos mas que o impasse se mantém.

Sobre a possibilidade de expropriar os terrenos para resolver o diferendo, o vereador João Azevedo diz que «a falta de liquidez da Câmara Municipal» pode «colocar em causa essa hipótese».

PUB

Relacionados

Últimas