Já fez LIKE no TVI Notícias?

Desemprego em Macau abaixo dos 3% pela 1ª vez em 9 anos

Relacionados

Construção e actividades culturais estimularam emprego

A taxa de desemprego em Macau baixou para 2,9 por cento no trimestre terminado em Novembro, caindo pela primeira vez abaixo dos três por cento desde Janeiro de 1998, revela a «Lusa».

De acordo com os dados oficiais dos Serviços de Estatística e Censos do Governo de Macau, a taxa de desemprego baixou, respectivamente, 0,1% e 0,7 pontos percentuais face ao trimestre entre Agosto e Outubro deste ano e face ao período homólogo de 2006.

PUB

A população activa foi estimada em 320.000 pessoas, número idêntico ao período de Agosto e Outubro, mas superior em 3,6% face ao período homólogo de 2006.

Da população activa 311.000 estavam empregados, um aumento de 2.100 pessoas face ao período entre Agosto e Outubro deste ano.

Os sectores da construção, actividades culturais e recreativas, lotariais e outros serviços e hotéis, restaurantes e similares são as áreas que contribuíram para um aumento do número de pessoas empregadas, enquanto que os transportes, armazenagem e comunicações viram o número de trabalhadores diminuir.

Número de pessoas que procura 1º emprego também caiu

O número de desempregados, estimado em 9.300, diminuiu em 300 pessoas com 1.500, ou 15,6% do total, à procura do primeiro emprego, um valor que diminuiu 3,7 pontos percentuais face ao período anterior terminado em Outubro.

A taxa de desemprego em Macau tem vindo a diminuir não pela variação significativa do número de desempregados que se mantém estável entre as 9.000 e as 11.000 pessoas, mas sim pela criação de postos de trabalho que são absorvidos não só pela população local como por trabalhadores não residentes.

Dados oficiais recolhidos pela agência indicam que no final de Outubro (são os últimos dados disponíveis) o número de trabalhadores não residentes em Macau estava calculado em 81.710 pessoas.

PUB

Relacionados

Últimas