Já fez LIKE no TVI Notícias?

Empresários do turismo mundial dizem que Portela esgotará em 2011

Relacionados

Os empresários turísticos de todo o mundo que integram o WTTC prevêem que a capacidade do aeroporto da Portela se esgote em 2011, mas o seu presidente acredita que podem ser encontradas alternativas até que uma nova estrutura esteja pronta.

O presidente do World Travel and Turism Council, Jean-Claude Baumgarten, disse hoje, na conferência de imprensa de apresentação da conta-satélite do Turismo de Lisboa, que vai existir uma diferença de tempo entre o momento em que o aeroporto da Portela atinge a sua capacidade máxima e a altura em que o novo aeroporto internacional de Lisboa vai estar operacional, em 2017, avança a «Lusa».

O WTTC prevê que a capacidade máxima do actual aeroporto seja ultrapassada em 2011, mesmo com o novo terminal, dados os actuais níveis de crescimento do tráfego de passageiros.

PUB

O Governo português tem citado estudos que apontam para o esgotamento do aeroporto da Portela entre 2011 e 2013.

«Há alternativas» para gerir a situação entre 2011 e 2017, afirmou Jean-Claude Baumgarten, alertando que, para que elas se possam concretizar, é necessário que as entidades públicas e privadas se juntem para encontrar soluções.

O Governo tem proposto que, enquanto o novo aeroporto não estiver pronto, se podem desviar alguns voos para o Porto e ou usar uma infra-estrutura perto de Lisboa.

«O Turismo de Lisboa pode trabalhar com o Governo, fornecendo previsões sobre a procura turística e, ao mesmo tempo, o Governo deve criar condições para eficiência do aeroporto da Portela, não só para os passageiros em trânsito», mas também para os turistas que chegam à cidade, segundo a recomendação da WTTC.

«Não se constrói um novo aeroporto de um momento para o outro», referiu Jean-Claude Baumgarten, lembrando que «Lisboa não é o único local no mundo» a enfrentar esta situação de esgotamento da capacidade do aeroporto da cidade.

PUB

Relacionados

Últimas