Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ministros do G8 pedem aumento da produção de petróleo

Relacionados

Ministros de reunidos no Japão

Os ministros de Finanças do Grupo dos Sete Países Mais Desenvolvidos e a Rússia (G8) alertaram este sábado para o «grande desafio» para o crescimento económico global representado pelos elevados preços das matérias-primas, e pediram um aumento da produção de petróleo.

Em comunicado conjunto, os titulares de Economia de Estados Unidos, França, Reino Unido, Japão, Alemanha, Itália, Canadá e Rússia indicaram que os altos preços do petróleo e dos alimentos têm «sérias consequências para os mais vulneráveis, e podem aumentar a pressão inflacionária global».

PUB

«Pedimos uma maior colaboração e diálogo entre os produtores, consumidores e instituições relevantes para a segurança dos alimentos», aponta o comunicado final da reunião de ministros de Finanças do G8, em Osaka, no Japão.

Sobre o elevado preço do petróleo, os ministros reiteraram o pedido aos países produtores para que «aumentem a produção e invistam para aumentar sua capacidade de produção a longo prazo».

«Temos sérias preocupações quanto ao forte aumento dos preços do petróleo, que superaram recordes anteriores em termos nominais e reais, e sobre seu impacto na estabilidade económica global, no bem-estar do povo e nas previsões de crescimento», acrescentaram.

Ainda o aumento do preço das matérias-primas representa, segundo o G8, «um desafio global».

Os ministros de Economia do grupo também se mostraram preocupados com a situação económica mundial, que enfrenta agora «ventos contrários», depois de ter experimentado um período de «forte crescimento e baixa inflação».

PUB

«Trabalharemos para assegurar que as condições estejam apropriadas para a continuidade do forte crescimento económico mundial», apontaram os responsáveis.

De acordo com os ministros, «as condições financeiras dos mercados melhoraram nos últimos meses», embora «persistam as tensões, especialmente nos mercados de divisas e de crédito».

O comunicado conjunto foi divulgado depois de uma reunião de dois dias realizada pelos ministros de Finanças dos países-membros do G8, antes de um encontro de líderes que será em Hokkaido, no Japão, no início de Julho.

PUB

Relacionados

Últimas