Já fez LIKE no TVI Notícias?

EDP vai criar nova subsidiária mundial para renováveis

Relacionados

A eléctrica vai criar uma nova empresa subsidiária para gerir o seu negócio das energias renováveis em todos os países onde a eléctrica está presente nessa área.

O anúncio foi feito pelo presidente executivo da empresa, António Mexia, em conferência de imprensa esta terça-feira, em Nova Iorque. «Vai ser criada uma nova companhia. A área das renováveis terá veículos para cada um dos países que depois serão estruturados na EDP Renováveis, dentro da EDP», afirmou.

De acordo com o mesmo, esta nova empresa, que vai incluir a NEO Energia (subsidiária para esta área já criada e com sede em Espanha), vai «maximizar todas as sinergias e competências comuns» das várias geografias.

PUB

De referir que, para além de Portugal, a EDP está presente com renováveis também em Espanha, França, e Bélgica e, mais recentemente, nos EUA com a compra da Horizon.

Desta forma, a entrada em bolsa que era programada para a Neo Energia, se for efectuada, será a partir da EDP Renováveis, onde estará integrada. «Não é neste momento uma condição necessária. Queremos analisar e a decisão só será tomada em 2008», adiantou António Mexia.

O responsável explicou ainda que esta nova subsidiária, no final deste ano, terá integrada ¿ a 1/3 do entreprise value da holding EDP (27 mil milhões de euros).

«As renováveis vão ser responsáveis por grande parte do crescimento da companhia e vão destacar-se ainda mais em 2010», terminou.

* A jornalista viajou a convite da empresa

PUB

Relacionados

Últimas