Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo propõe aumentos de 2,4% nas pensões da função pública

Relacionados

O Governo propõe um aumento máximo de 2,4% para as pensões da função pública em 2008.

Nas negociações com os sindicatos, o Executivo apresentou uma proposta que passa por aumentos desta ordem para as pensões até 600 euros mensais. As reformas superiores terão aumentos menores e as pensões acima de 2.400 euros ficarão mesmo congeladas.

O Governo não alterou a sua proposta de aumentos salariais para a função pública em 2008.

PUB

Recorde-se que na semana passada, o Executivo propusera aos sindicatos do sector um aumento de 2,1%, muito inferior às propostas das estruturas sindicais, e em linha com a taxa de inflação prevista. Quer isto dizer que esta proposta não retira poder de compra aos funcionários públicos mas também não recupera qualquer parte do poder de compra perdido nos últimos anos, em que os salários chegaram a estar congelados. O aumento para o subsídio de refeição e outras remunerações monetárias é idêntico.

Esta quarta-feira, na segunda ronda das negociações, o Governo não alterou a sua posição, apesar de nomeadamente o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) ter apresentado uma contra proposta ao Executivo, de aumentos salariais de 3,3%. A sua proposta inicial era de 3,5%.

À saída das reuniões, os sindicatos mostraram-se assim descontentes com a posição «inflexível» do Governo.

PUB

Relacionados

Últimas