Já fez LIKE no TVI Notícias?

Automóveis: 20% chumbam na inspecção periódica

Relacionados

Percentagem tem vindo a diminuir

Cerca de 20 por cento dos automóveis que circulam em Portugal reprovam na inspecção periódica obrigatória, mas esta percentagem tem vindo a baixar nos últimos anos, disse à agência «Lusa» o presidente da associação do sector.

«A taxa de reprovação é de 20 por cento, mas tem diminuído, o que tem a ver com a evolução do parque automóvel», referiu Fernando Teixeira, presidente da Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA).

PUB

Fernando Teixeira afirmou que «o parque automóvel português é dos mais renovados da Europa», o que «também tem a ver com a actividade de inspecção automóvel».

Carros estão cada vez mais actualizados

«A necessidade de ir à inspecção obriga as pessoas a ter o carro o mais actualizado possível», afirmou, reconhecendo que também tem contribuído a política do Governo de incentivo ao abate de viaturas antigas.

Trezentos operadores deste sector, fabricantes de equipamentos e representantes de governos e de entidades reguladoras de 45 países dos cinco continentes reúnem-se entre terça e quinta-feira no Porto na 11ª Conferência Anual da Associação Internacional de Inspecção de Veículos a Motor (CITA).

Em Portugal, existem actualmente 171 centros de inspecção automóvel, pertencentes a cerca de 70 empresas privadas, 65 das quais são associadas da ANCIA, disse Fernando Teixeira.

PUB

Relacionados

Últimas