Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses estão em risco de exclusão financeira

Relacionados

Algumas instituições já garantem serviços bancários mínimos

Portugal é um dos países da Europa com maiores riscos de exclusão financeira de pessoas em situação de pobreza ou exclusão social, segundo um estudo apresentado esta quinta-feira pela Comissão Europeia, em Bruxelas, citado pelo «Diário de Notícias».

O estudo «Prestação de Serviços Financeiros e Prevenção da Exclusão Financeira», da Comissão Europeia, tem como objectivo «identificar e analisar as medidas políticas mais eficazes para prevenir a exclusão financeira de pessoas em situação de pobreza ou exclusão social».

PUB

Os dados apresentados para sustentar as conclusões de Bruxelas são de 2003 e indicam que 17 por cento dos portugueses não tinha uma conta bancária de depósito à ordem ou outra, ou qualquer relação com serviços financeiros.

Fonte comunitária revelou à «Lusa» que os dados de 2003 foram utilizados porque «são os últimos disponíveis», com a equipa que realizou a análise a acreditar que «continuam globalmente» a retratar a situação nos Estados membros.

Mas a verdade é que, em Portugal, alguns bancos garantem já «serviços bancários mínimos», não podendo recusar-se, por exemplo, a abrir uma conta mesmo a quem vive em situação de pobreza.

PUB

Relacionados

Últimas