Já fez LIKE no TVI Notícias?

BES cria prémio de 75 mil euros para investigação de biodiversidade

Relacionados

O Banco Espírito Santo (BES) assinou, esta quinta-feira, a «Declaração de Compromisso» com a conservação de biodiversidade, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

A estratégia do banco para contribuir para o domínio do meio ambiente passa pela criação de um prémio anual «Business & Biodiversity», no valor de 75 mil euros, com vista à investigação em biodiversidade aplicada a soluções empresariais.

A participação da instituição prevê também a elaboração de um relatório dos impactos directos e indirectos do BES na biodiversidade, a criação do estudo «Oportunidades de Negócio da Biodiversidade» pela Espírito Santo Research e o desenvolvimento de uma linha de micro-finança específica para a prestação de serviços ambientais.

PUB

«O BES tem sido muito inovador. Fomos o primeiro banco em Portugal a lançar um concurso de inovação», lembrou em conferência de imprensa, na sede da instituição em Lisboa, o presidente Ricardo Salgado. «Estamos empenhados em ter uma participação activa nestes domínios. O BES é a primeira empresa portuguesa a assinar uma declaração de compromisso de biodiversidade», acrescentou.

De acordo com Ricardo Salgado, esta resposta do BES surge a poucas semanas de Portugal assumir a presidência da Comissão Europeia e, «em 2007, vemos o governo português a fazer da biodiversidade um dos seus vectores estratégicos», sublinhou.

«A assinatura é um compromisso precioso», reconheceu o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, presente na cerimónia, acrescentando que um banco «tem muito a ver com biodiversidade» e deve «ter em conta os seus impactos nos negócios que financia».

Para o movimento de conservação, o BES assume-se ainda como mecenas da Herdade da Poupa, reserva para a conservação de espécies como a águia imperial, a lontra e a cegonha preta, situada no Parque Natural do Tejo

Internacional.

PUB

Relacionados

Últimas