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Portugueses querem acesso mais rápido a cheques depositados

Os consumidores querem que os bancos portugueses reduzam o tempo que demoram a disponibilizar fundos depositados, segundo um comunicado da Deco Proteste.

A Deco esclarece que enviou uma carta ao Banco de Portugal pedindo «a revisão da diferença entre a data do movimento do cheque e o dia no qual o dinheiro fica disponível», cita a agência «Lusa».

Este pedido surge depois da Deco de ter feito um estudo onde verificou que os maiores bancos portugueses demoram mais de três dias a disponibilizar na conta de um cliente um cheque de outra instituição bancária.

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Na revista de Setembro Dinheiro & Direitos, a Deco escreve que a Caixa Geral de Depósitos e o Millennium BCP são as instituições que retêm por mais tempo o dinheiro, num total de quatro dias.

O Banco Espírito Santo demora em média três dias úteis a disponibilizar o dinheiro, enquanto o BPI leva apenas um dia útil.

Segundo a Deco, «um dia útil é mais do que suficiente» para efectivar a operação, dado «o desenvolvimento das tecnologias e a sua aplicação nos processo bancários».

Em relação aos cheques, o Banco de Portugal recomenda às instituições bancárias que o dinheiro fique disponível até ao terceiro dia útil a contar do depósito, mas a Deco lembra que nem estas recomendações são seguidas.

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