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ICAP confirma queixa contra anúncio do BES

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Banco tem agora que apresentar a sua defesa para que o processo seja decidido por um júri

O Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade (ICAP) tem em mãos uma queixa sobre o anúncio automóvel do BES. Esta foi feita por uma das associações do sector que quer a campanha suspensa, garante à Agência Financeira (AF), fonte do ICAP.

A mesma fonte não quis adiantar nomes nem «timings», alertando ainda que cabe agora ao Banco de Ricardo Salgado defender-se.

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De acordo com o instituto, a partir do momento em que a queixa «entra» no organismo, o BES tem cinco dias úteis para apresentar a sua defesa. Só depois é que o processo é analisado por um júri que irá decidir se suspende ou não a campanha.

De acordo com a mesma fonte, enquanto não houver uma decisão final a campanha pode continuar a ser transmitida. «O BES não pediu um parecer ao ICAP antes de lançar o anúncio, apesar de não ter um carácter vinculativo, os bancos normalmente pedem o nosso conselho antes de emitirem as campanhas», refere à AF.

Publicidade está a denegrir actividade

Contactada pela Agência Financeira, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) garante que «irá fazer tudo ao seu alcance para que o BES suspenda a campanha».

De acordo com o secretário-geral do organismo, Hélder Pedro, «irá recorrer a todos os organismos para resolver essa questão, uma vez que, esta publicidade está a denegrir a actividade», não admitindo, no entanto, se irá avançar ou não para tribunal.

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Uma opinião partilhada pela Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) que também apresentou queixa junto da Autoridade da Concorrência (AdC), da Direcção Geral do Consumidor (DGC) e do Banco de Portugal (BdP). A explicação é a mesma: põe em causa credibilidade dos vendedores. «Retrata os comerciantes/vendedores de automóveis, como pessoas pouco credíveis e denegrindo de forma grosseira a imagem da profissão», adianta.

Estas queixas também tiveram eco junto da Associação Nacional para o Ramo Automóvel (ARAN), que diz «repudiar o sketch publicitário».

A Agência Financeira entrou em contacto com o BES, mas até ao momento não foi possível obter qualquer tipo de comentário.

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