Já fez LIKE no TVI Notícias?

Saiba os efeitos da crise nas empresas e famílias

Relacionados

Prestação da casa vai subir hoje 60 euros

Depois de um mês de subidas e máximos consecutivos das taxas Euribor, principal indexante utilizado no crédito à habitação, confirma-se o que já era esperado: o empréstimo da casa está mais caro. Assim, a partir desta quarta-feira a prestação aumenta 60 euros (sem contabilizar outras as comissões). Isto para os contratos de crédito à habitação cuja revisão ocorre este mês, ou os novos empréstimos contraídos em Outubro, e que por isso utilizam a média mensal do mês anterior, avança o «Diário Económico».

Em Setembro, a média mensal da Euribor a seis meses, o indexante mais utilizado no cálculo do empréstimo à habitação em Portugal, fixou-se nos 5,219%, o valor mais elevado de sempre. A média mensal da Euribor a três meses, a taxa que tem sido mais recorrente nos novos empréstimos, ultrapassou pela primeira vez nos últimos oito anos a fasquia dos 5%. Em Setembro a média mensal da taxa revista trimestralmente situou-se nos 5,019%. Já a média mensal da Euribor a 12 meses atingiu os 5,384%.

PUB

De acordo com os cálculos feitos pelo jornal, a prestação mensal do crédito à habitação, em Outubro, vai aumentar 60,09 euros face à última revisão em Abril.

Simulação

No cálculo foi utilizado o exemplo de um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses e acrescido de um «spread» de 1%. Neste caso, na última revisão do contrato, em Abril, a prestação era de 860,46 euros (tendo como base a média mensal de Março). Com a subida das taxas de juro, a prestação mensal do mesmo empréstimo, hoje, passa a ser de 920,55 euros, ou seja, mais 60 euros por mês. Em termos anuais traduz-se num aumento de 721 euros.

Caso esta família, em vez de ter o empréstimo indexado à Euribor a seis meses tivesse optado pela taxa a três meses, o aumento não seria tão expressivo face à última revisão.

PUB

Relacionados

Últimas