Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sobrelotação detectada em mais de meio milhão de fogos

Relacionados

Mais de meio milhão de famílias vivem em Portugal em habitações demasiado pequenas face ao número de pessoas do agregado familiar.

O Vale do Ave é a zona do país onde é mais acentuado o problema de sobrelotação, mas de um modo geral esta situação é detectada em locais onde há maior povoamento e onde se concentram menores recursos, avança o «Jornal de Negócios».

Em 2001, o número de alojamentos sobrelotados (568.886) correspondia a 16% do total do parque habitacional português. Mas de acordo com o Plano Estratégico da Habitação, «os casos de maior incidência do problema representam cerca de 10% da totalidade dos casos de sobrelotação». E acrescenta que «do total de fogos nesta situação, 414.160 têm falta de uma divisão, 113.797 têm falta de duas divisões e 40.929 têm falta de 3 ou mais divisões».

PUB

Os números dão que pensar. Mais ainda quando se percebe que cerca de 20% da população portuguesa encontra-se abaixa do limiar de pobreza. Mas mesmo as famílias com rendimento mais baixo têm elevado acesso à compra de habitação, afirma o PEH.

Mais precisamente 78,1% das famílias com menores rendimentos têm casa própria, contra 73,4% da média nacional. Os números são mais impressionantes quando se apercebe que este valor está 20% acima da média europeia (onde é de 58,3%). O resultado é que as condições das casas nem sempre são as mais adequadas.

PUB

Relacionados

Últimas