Já fez LIKE no TVI Notícias?

Galp pode não pagar taxa «Robin dos Bosques»

Relacionados

Empresa não tem cálculo do impacto do imposto

Ainda é cedo para se saber quais os efeitos da taxa criada pelo Governo este ano sobre os lucros das empresas do sector com os «stocks» petrolíferos, no entanto, é possível que a Galp nem venha a pagar nada.

A questão prende-se com o facto de saber se há ou não e qual a valorização dos stocks desde a primeira semana do ano, mas para isso é preciso estar na posse dos indicadores da última semana deste ano.

PUB

«Se houver valorização de stocks, há imposto. Se não, não existe matéria tributável», disse o presidente executivo da Galp, Ferreira de Oliveira, na conferência de imprensa para apresentação de resultados trimestrais.

Questionado sobre se fosse hoje o último dia do ano, se pagaria ou não a chamada taxa «Robin dos Bosques», o responsável respondeu com base nos dados mais actualizados: «Sim, pagaria (a taxa) se fosse até 30 de Setembro».

De acordo com o mesmo, «a Galp não tem, nem fez nenhum estudo para calcular o impacto desse imposto e só o poderá fazer no final do ano».

Recorde-se que esta taxa foi criado pelo Governo português este ano, numa altura em que o preço do petróleo não parava de aumentar e atingia máximos sucessivos.

Aliás, no Orçamento de Estado para 2009, o Governo já incluiu uma previsão de receita fiscal de IRC, com o que espera encaixar com a «Robin dos Bosques», estimada em 100 a 120 milhões de euros.

PUB

Relacionados

Últimas