Já fez LIKE no TVI Notícias?

CGTP: Orçamento suplementar parte de cenário desactualizado

Relacionados

Impacto das medidas anunciadas são interrogação, diz Carvalho da Silva

O secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, considera que o Orçamento de Estado suplementar, apresentando na semana passada pelo Governo, tem como ponto de partida um cenário macroeconómico que está já desactualizado.

O cenário macroeconómico do Governo tem como base uma quebra na procura externa relevante de menos 2,8%, uma taxa de juro a curto prazo de 2,2% e a médio longo prazo de 4,2% e o barril de petróleo a 51 dólares.

PUB

«Basta um desvio para pior numa destas componentes para alterar significativamente todo o cenário do Governo», defende a nota de imprensa da CGTP.

Há invocação instrumental da crise para despedir

Carvalho da Silva explicou ainda que o impacto das medidas anunciadas são uma interrogação: «As medidas não são para o imediato, estão anunciadas mas não se fazem automaticamente», disse na conferência de imprensa que decorreu em Lisboa.

O responsável alertou ainda para o custo total para a Segurança Social das medidas do governo: 309,4 milhões de euros que se referem a uma perda de receita para a Segurança Social e 202,9 milhões de aumento da despesa.

Se a estimativa for feita apenas para o ano de 2009, o custo total da Segurança Social ronda os 413,4 milhões de euros.

Segundo a CGTP, as opções para enfrentar a actual conjuntura passam por dar prioridade ao investimento produtivo, reduzir a dependência do estrangeiro, aumentar o poder de compra ou travar a precariedade e valorização da juventude e do emprego. «O país está com excesso da propaganda da crise», lembrou Carvalho da Silva.

PUB

Relacionados

Últimas