Já fez LIKE no TVI Notícias?

Há 9 meses que clima económico cai consecutivamente

Relacionados

Confiança dos consumidores também volta a diminuir

O indicador de clima económico voltou a diminuir em Janeiro, o que já se verifica consecutivamente desde Maio de 2008, atingindo um novo mínimo histórico desde o início da série em 1989. Por seu lado, também a confiança dos consumidores caiu, de acordo com o inquérito de conjuntura do Instituto Nacional de Estatística (INE).

No mês de referência, assim como nos três meses anteriores, todos os indicadores de confiança sectoriais apresentaram um andamento negativo, mais intenso no mês de Janeiro no caso dos Serviços.

PUB

Europeus pessimistas

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em Janeiro, «prolongando o contínuo movimento observado nos três meses anteriores e a tendência descendente iniciada em finais de 2006». Segundo o INE «resultou do comportamento negativo das perspectivas de evolução do desemprego, da situação económica do país e da poupança, mais intenso no primeiro caso, tendo-se registado uma ligeira recuperação na componente de perspectivas sobre a situação financeira do lar».

Construção e obras públicas em baixa há sete meses

O indicador de confiança da indústria transformadora diminuiu, embora com menor intensidade do que nos três meses anteriores, registando um novo mínimo histórico desde o início da série em 1989.

«A evolução no mês de referência resultou do contributo negativo das opiniões sobre a procura global e das perspectivas de produção, enquanto as apreciações sobre a evolução dos stocks de produtos acabados diminuíram, contribuindo positivamente para a evolução do indicador de confiança», justifica o INE.

Na construção e obras públicas, o indicador de confiança prolongou o movimento descendente dos sete meses anteriores. Em Janeiro esta diminuição resultou da evolução negativa das opiniões sobre a carteira de encomendas, tendo as perspectivas de emprego estabilizado.

O indicador de confiança do Comércio voltou também a diminuir em Janeiro, prolongando a trajectória descendente registada desde Abril e registando um novo mínimo histórico desde o início da série em 1989 (comum ao comércio a retalho).

PUB

Relacionados

Últimas