Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economia fechou 2008 deprimida mas consumo privado esteve em alta

Relacionados

Quarto trimestre de 2008 foi marcado por quebra da confiança

O indicador coincidente mensal para a evolução homóloga da actividade económica, calculado pelo Banco de Portugal, apresentou uma relativa estabilidade em Dezembro de 2008, face ao mês anterior, mas encontra-se em queda desde Agosto.

Pelo contrário, no mesmo período, o indicador da evolução homóloga do consumo privado aumentou relativamente ao mês anterior.

PUB

Apesar disso, no trimestre terminado em Novembro, o volume de negócios no comércio a retalho, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), diminuiu em termos reais 0,7 por cento, face ao período homólogo, após um aumento de 1,3% no terceiro trimestre do ano.

No quarto trimestre de 2008, as vendas de veículos ligeiros de passageiros, incluindo veículos todo-o-terreno, aumentaram 9,1%, em termos homólogos, acelerando face ao mês anterior. «Esta aceleração deverá ter reflectido uma antecipação nas aquisições de veículos (traduzida num forte crescimento das vendas no mês de Dezembro) devido às alterações esperadas na tributação sobre veículos, com entrada em vigor a partir de Janeiro de 2009», refere o Banco de Portugal nos Indicadores de Conjuntura.

De acordo com os Inquéritos de Opinião da Comissão Europeia, registou-se, no quarto trimestre de 2008, uma diminuição do indicador de confiança nos consumidores, face ao terceiro trimestre. No mesmo período, a confiança nos sectores do comércio a retalho, construção, serviços e indústria diminuiu face ao terceiro trimestre, sendo a redução muito acentuada neste último sector.

PUB

Relacionados

Últimas