Já fez LIKE no TVI Notícias?

Manifesto contra fecho do Jornal de Notícias circula na Net

Relacionados

Controlinveste anunciou despedimento de 122 colaboradores

Um manifesto contra o encerramento do «Jornal de Notícias» (JN) está a circular pela Internet, com o objectivo de recolher assinaturas de jornalistas, mas também de políticos e empresários.

Este «abaixo-assinado» surge depois do Grupo detentor do jornal sedeado no Porto ter anunciado um despedimento colectivo de 122 colaboradores, dos quais mais de 50 são jornalistas e, desses, 23 do «JN».

PUB

Intitulado «Não calem o JN», o manifesto diz ser «tempo de todas as forças vivas da sociedade reclamarem contra o definhamento da identidade de uma instituição centenária que sempre as representou, passo primeiro para a efectiva e irreversível extinção».

«Pensando apenas em optimização de recursos, descaracterizam-se redacções e nada impedirá, como acabou de suceder no JN com a informação internacional, que secções sejam extintas, uma vez que, nesta visão redutora, um só jornalista chegará para alimentar quantos jornais e páginas da Internet for necessário», referem.

Para os autores deste manifesto, o possível encerramento do «JN» poderá mesmo ser uma forma de «calar o Norte do país». «A cidade do Porto e o Norte assistiram, calados, ao desmantelamento de ícones como "O Primeiro de Janeiro" e "O Comércio do Porto". Quando reclamaram, era tarde. No caso do JN vão ainda tempo de exigir responsabilidade e sensatez», incitam.

PUB

Relacionados

Últimas