Já fez LIKE no TVI Notícias?

Teixeira dos Santos pede confiança para enfrentar incerteza

Relacionados

Ministro diz que «não podemos esperar que Europa saia incólume»

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, está atento aos efeitos da crise «subprime» norte-americana, mas afasta cenários de maior gravidade, até porque a economia europeia apresenta níveis crescentes de estabilidade financeira.

«Não podemos esperar que a economia europeia saia incólume» deste cenário, mas «temos o dever de criar condições internas para que haja o menor impacto possível», disse o governante no almoço da Lisbon International Club, que decorreu esta quinta-feira em Lisboa.

PUB

Teixeira dos Santos alertou para a deterioração dos índices de confiança no 4º trimestre, como reflexo dos «desequilíbrios macroeconómicos» nos Estados Unidos. Contudo, a actividade económica na Zona Euro «não está a reflectir isso ao nível da indústria e das exportações», embora a «magnitude» do clima de incerteza ainda esteja por apurar.

Como orador convidado, o ministro das Finanças garantiu também que «os planos de reestruturação orçamental estão a ser escrupulosamente cumpridos», pelo que a reforma das finanças públicas terá a continuidade prevista.

«Temos razões para manter confiança no (nosso) sistema financeiro sólido e bem supervisionado», acrescentou.

PUB

Relacionados

Últimas