Já fez LIKE no TVI Notícias?

Factura mensal na água vai custar mais 20 milhões por ano

Relacionados

Custo poderá ser reflectido ao cliente

A obrigação de emitir factura mensal de cobrança do serviço de fornecimento de água irá implicar um aumento dos custos para as operadoras, empresas e câmaras, da ordem dos 20 milhões de euros por ano.

A estimativa de acréscimo de custos é feita pelo Instituto Regulador da Água e Resíduos (IRAR), que admite que a prazo o custo adicional será transmitido para os consumidores. A passagem para factura mensal nos serviços essenciais, que inclui a água, a electricidade e o gás natural, resulta da entrada em vigor a partir de 26 deste mês de nova legislação que elimina igualmente a cobrança de consumos mínimos ou taxa do contador, avança o «Diário de Notícias».

PUB

Tal como acontece na electricidade e no gás, a maioria dos prestadores do fornecimento de água cobra o serviço com frequência bimensal. A adopção desta medida representa em média, e de acordo com as contas do IRAR, um custo directo de emissão entre os 0,8 e 1,3 euros por unidade. Partindo de um universo de referência de três milhões de clientes, facilmente se chega aos 20 milhões de euros anuais. Esta conta, que inclui impressão, envelope, processamento,e portes, entre outros, é válida para os operadores com mais de 50 mil contratos. Para os restantes, os custos são mais avultados. Alguns operadores apresentam já factura mensal, mas a maioria não o faz.

O impacto deste encargo na factura do consumidor dependerá, diz o IRAR, da opção tomada por mais de 300 entidades (empresas e autarquias) que são responsáveis pela fixação do tarifário. No entanto, o presidente do IRAR, Jaime Baptista, admite que a prazo tendencialmente esse custo passe para o cliente. É aliás o que se prevê que aconteça na factura da luz e da água, sendo que só no primeiro caso o custo acrescido está estimado em 35 milhões de euros.

PUB

Relacionados

Últimas