Já fez LIKE no TVI Notícias?

BPN: Bancários apelam para impedir despedimento de 250 pessoas

Relacionados

Primeiro-ministro prometeu, aquando da nacionalização do banco, que não haveria despedimentos, justificam

O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI)vai apelar ao primeiro-ministro para que intervenha de modo a evitar o despedimento dos 250 trabalhadores contratados do BPN, informou fonte sindical, cita a agência Lusa.

«Vamos fazer uma exposição, por escrito, ao primeiro-ministro, para que ele intervenha no sentido de evitar a concretização dos despedimento dos 250 trabalhadores contratados a prazo», disse Alice Martins, da direcção do SBSI.

PUB

A decisão de recorrer ao chefe do Governo foi tomada pelo sindicato numa reunião, segunda-feira, com os trabalhadores contratados.

«Vamos tomar esta iniciativa porque o primeiro-ministro prometeu, aquando da nacionalização do banco, que não haveria despedimentos», justificou Alice Martins.

«O compromisso do governante foi assumido numa reunião da concertação social e, mais tarde, plasmada na própria lei da nacionalização, que num dos seus artigos diz que cabe à Caixa Geral de Depósitos acautelar a defesa dos direitos dos trabalhadores», diz o SBSI num comunicado.

O SBSI reuniu-se no início do mês com a administração do Banco Português de Negócios (BPN) que manifestou a intenção de não renovar os contratos a prazo, embora não tenha definido se a decisão irá abranger todos os trabalhadores a termo certo ou apenas uma parte.

Segundo Alice Martins, os trabalhadores irão sendo dispensados à medida que os seus contratos se aproximem do termo, o que acontecerá ao longo do ano.

O SBSI está a acompanhar este processo e os seus juristas já detectaram algumas cláusulas nulas, nomeadamente a falta de fundamentação para a contratação.

O BPN, que foi nacionalizado em Novembro, tem um total de 1.800 trabalhadores.

PUB

Relacionados

Últimas