Já fez LIKE no TVI Notícias?

Contribuintes já pediram 50 mil certidões fiscais electrónicas

Relacionados

Mais de 50 mil certidões fiscais electrónicas foram requisitadas, em apenas quatro meses, via Internet, anunciou esta quinta-feira a empresa nacional Opensoft, responsável pela tecnologia.

Desenvolvida em colaboração com a Direcção Geral de Informática e Apoio aos Serviço Tributários e Aduaneiros (DGITA), a inovação tecnológica baseia-se na atribuição de um código único de validação no momento de emissão das certidões através do portal de Declarações Electrónicas do Ministério das Finanças.

O site do Ministério das Finanças regista já um total de 4,8 milhões de utilizadores.

PUB

Solução abrange 3 tipos de soluções

Para o acesso, o contribuinte necessita apenas de introduzir o número de contribuinte e o código de validação impresso na certidão.

Com a certidão fiscal electrónica, o contribuinte pode aceder a três tipos de certidões: Liquidação do IRS (disponível desde o dia 13 de Outubro de 2006), Sujeito Passivo para Recuperação do IVA pago no Estrangeiro (desde 5 de Dezembro de 2006) e Renúncia à Isenção de IVA na transmissão de Imóveis (desde 7 de Fevereiro de 2007).

Está ainda previsto o alargamento do serviço a pelo menos mais duas certidões, Residência Fiscal e Certidão de Não Dívida.

«Este novo serviço insere-se na linha estratégica da progressiva afirmação do canal Internet como plataforma preferencial na relação regular entre os cidadãos, os agentes económicos e a Administração Fiscal, com evidentes ganhos de qualidade de serviço e redução de custos de contexto», afirmou em comunicado o director-geral da DGITA, Luís Ferreira Pinto.

PUB

Relacionados

Últimas