Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bruxelas investe 5 mil milhões em energia e banda larga

Relacionados

Durão Barroso diz que é necessário aprender com os erros da crise do gás

A Comissão Europeia formalizou esta quarta-feira uma proposta com vista a investir 5.000 milhões de euros de verbas não aplicadas do orçamento comunitário em projectos no domínio das infra-estruturas energéticas e da banda larga para a Internet.

A proposta, que surge no âmbito do plano de recuperação da economia europeia, e que Bruxelas assegura que «beneficiará todos os Estados-membros», prevê a canalização da verba de 5.000 milhões de euros para uma série de projectos específicos, avança a Lusa.

PUB

No domínio energético, o pacote de apoios contempla um projecto de Espanha com a participação de Portugal, de captura e fixação de carbono, denominado «Compostela», que receberá 250 milhões de euros.

No campo da energia, a proposta de regulamento concede um montante total de 3.500 milhões de euros para investimento na captura e fixação de carbono (1.250 milhões de euros), para projectos de infra-estruturas eólicas no mar (500 milhões de euros) e para projectos de interconexões de gás e electricidade (1.750 milhões de euros).

«Temos de colher os devidos ensinamentos da recente crise do gás e investir fortemente no sector energético», comentou o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Relativamente à banda larga, a Comissão propõe-se canalizar 1.000 milhões de euros para a expansão e a modernização da Internet de elevado débito nas comunidades rurais, devendo esta verba ser canalizada através do actual Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural, com vista a colmatar as lacunas no mapa europeu da banda larga (os 30% da população das zonas rurais que não têm acesso à banda larga).

«Precisamos também de estimular a economia europeia fazendo chegar às comunidades rurais as chamadas auto-estradas da informação», justificou Durão Barroso.

PUB

Relacionados

Últimas