Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gás russo voltou a ser fornecido à Ossétia do Sul

Relacionados

Restabelecimento anunciado na região de Tskhinvali

O território separatista georgiano da Ossétia do Sul está de novo a ser abastecido de gás russo, após uma interrupção de mais de cinco meses na sequência da curta guerra de Agosto entre Moscovo e Tbilissi, anunciou este domingo um responsável georgiano.

«Segundo as informações de que dispomos» do fornecedor Itera Geórgia, «o fornecimento de gás natural foi restabelecido na região de Tskhinvali», capital da Ossétia do Sul, declarou à imprensa, citado pela agência Lusa, o vice-ministro da Energia georgiano, Eka Enukidze.

PUB

A Rússia e as autoridades da Ossétia do Sul tinham acusado a Geórgia de impedir as entregas de gás a esta região separatista pró-russa, o que foi qualificado por Moscovo como «desumano», visto que as temperaturas desceram para abaixo de zero graus Celsius.

Moscovo saudou sem grande alarde o anúncio do reinício do abastecimento a este território.

«Estamos satisfeitos porque o bom senso regressou a Tbilissi. Os habitantes da Ossétia do Sul e das regiões georgianas vizinhas podem agora voltar a aquecer as suas casas», declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, em comunicado publicado no seu site Internet.

A Geórgia anunciara quinta-feira que voltaria a autorizar o trânsito pelo seu território de gás russo para a Ossétia do Sul.

Tbilissi argumentava que as entregas eram impossíveis devido a danos causados durante a guerra ao gasoduto que serve a Ossétia do Sul.

PUB

Relacionados

Últimas