Já fez LIKE no TVI Notícias?

Inflação de Março confirma desajuste de estimativa do Governo

Relacionados

Há uma «clara tendência para a subida dos preços», diz central sindical

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) considera que a taxa de inflação divulgada esta segunda-feira, e que aponta para um crescimento para 3,1 por cento em Março, é uma prova de que as estimativas do Governo não são acertadas.

«Os dados agora disponibilizados confirmam a preocupação reiteradamente expressa pela UGT quanto à incorrecta estimativa da inflação apresentada pelo Governo e às suas consequências sobre as pessoas, confirmando ainda os receios quanto aos impactos negativos sobre a evolução do poder de compra dos trabalhadores face àquela estimativa», diz a central sindical numa nota de imprensa.

PUB

Para a UGT, as previsões divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam «uma forte subida dos preços» em Março e contrariam, mais uma vez, as previsões do Governo quanto à estabilização da taxa de inflação nos 2,1% em 2008.

O Governo deve assumir, no entender da central sindical, um papel activo no acompanhamento da evolução dos preços de certos bens e serviços, evitando situações de aumentos injustificados.

Recorde-se que a taxa de inflação homóloga subiu em Março para 3,1%, face aos 2,9% registados em Fevereiro.

Os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, os transportes, a habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis e o lazer, recreação e cultura foram as classes que apresentaram as contribuições positivas mais significativas para a formação da taxa de variação homóloga.

PUB

Relacionados

Últimas