Já fez LIKE no TVI Notícias?

Simplificação da cobrança de dívidas arranca terça-feira

Relacionados

Será também criada uma lista pública de execuções frustradas por inexistência de bens penhoráveis

As medidas de simplificação da acção executiva (cobrança de dívidas) entram terça-feira em vigor e, segundo o Governo, vão permitir simplificar a cobrança, reduzir os prazos de pagamento e receber o valor do IVA, refere a Lusa.

A medida, segundo o Ministério da Justiça (MJ), pretende «tornar as execuções mais simples, com eliminação de formalidades desnecessárias, promover a sua celeridade e eficácia e evitar acções judiciais desnecessárias».

PUB

Será também criada uma lista pública de execuções frustradas por inexistência de bens penhoráveis, para evitar acções judiciais consideradas desnecessárias.

Contudo, para estes casos serão disponibilizados planos de pagamento e a publicação do nome na lista só acontecerá caso o devedor, na última oportunidade, recuse o plano de pagamento.

As alterações vão permitir, igualmente, que o requerimento executivo seja enviado e recebido por via electrónica, assegurando-se a sua distribuição automática ao agente de execução sem necessidade de envio de cópias em papel.

Será também permitido que os credores de dívidas recebam o valor do IVA correspondente aos contratos feitos com devedores que estejam referenciados na Lista Pública de Execuções, que começa a ser divulgada terça-feira.

Para isso, basta que tenham tentado recuperar esse crédito por escrito (carta) e que o nome daquele com quem celebraram o contrato conste da Lista.

Sob estas duas condições, será possível às empresas recuperar mais facilmente o IVA até oito mil euros.

PUB

Relacionados

Últimas